Rede de Produtos de Manufatura Mecânica


O projeto tem como objetivo oferecer serviços de calibração, de ensaios e dar apoio às atividades de avaliação de conformidade e normalização para laboratórios com experiência em desenvolvimento e prestação de serviços de calibração e/ou ensaios para o setor, no Brasil.

Principais impactos:


Científico
Incentivo e engajamento da comunidade científica no desenvolvimento tecnológicos do Brasil, divulgacão científica, capacitação, inovação de processos e métodos.

Tecnológico
Maior número de parcerias, serviços e da capacidade propositiva dos agentes do setor.

Econômico
Mais competitividade para o setor, redução de desperdício e de tempo de resposta às demandas, estímulo à importação e apoio ao desenvolvimento de complexos econômicos.


Ambiental
Conscientização e redução de desperdícios, melhoria no processo de análise de emissão de gases veiculares redução de reparos e refugos.

Social
Apoio à formação de colaboradores, incentivo à qualificação profissional, aumento da competitvidade das empresas atendidas.

Benefícios

  • Aumento de empresas saudáveis, apoio à exportação e melhoria da qualidade, trazendo economicidade aos investimentos públicos aportados pelo governo;
  • Logística facilitada, redução de custos de transação e de preços com fornecedores, com estimulo à P&D conjunto e marketing/vendas conjuntas, além da redução de custos na atualização e distribuição de informações tecnológicas;
  • Mercado de serviços atendido e mapeado, visando novas demandas e complementações em prol da inovação e competitividade das empresas brasileiras, principalmente as MPMEs

As ações do projeto incluem aprimoramento da capacidade da RPMM para prestar serviços de ensaios mecânicos, assim como da capacidade da RPMM para prestar serviços de calibração dimensional e da capacidade da RPMM para prestar serviços de calibração em termometria.

Saiba mais