Nossa inovação
começa no ensino

Explorando novos recursos pedagógicos e tecnológicos, com intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvemos metodologias, recursos e ações educativas para modificar e aperfeiçoar o modelo de educação no país.

A importância da inovação no Ensino Superior

Compreendendo que o modelo de ensino deve se adaptar às tendências e atualizações geracionais, já não se pode manter o padrão que, desde o século XVIII, permite que o professor transmita o conhecimento ao aluno e que ele o “absorva” de forma passiva.

Hoje, as salas de aula estão sendo ocupadas por alunos que nasceram na era digital. Os millennials, como são chamados, veem o mundo de maneira coletiva e não querem ser apenas observadores das suas transformações. Em sala, o aluno do século XXI busca usar a tecnologia para protagonizar sua aprendizagem.

As inovações tecnológicas e a perspectiva da aprendizagem contínua, também conhecida por lifelong learning, têm exigido das organizações respostas inovadoras, uma vez que as soluções antigas já não se mostram suficientes e adequadas.

A Inovação no Instituto Ânima

Por meio da Diretoria de Tendências e Pesquisa em Educação, nos colocamos como um dos principais players na construção de novas metodologias de ensino. A atuação também está no desenvolvimento de projetos para implementação de soluções tecnológicas, com o intuito de melhorar o processo de ensino aprendizagem.

Nossa missão é mudar a educação do Brasil, desenvolvendo soluções em inovação no ensino para as instituições do grupo e para o mercado. A Diretoria de Tendências e Pesquisa em Educação é composta por professores e alunos apaixonados pelo que fazem. Os principais projetos têm foco em:

• Metodologias inovadoras;
• Inteligência Artificial aplicada ao ensino;
• Desenvolvimento de aplicativos mobile;
• Uso da tecnologia de blockchain e criptomoedas na educação;
• Programa de pré-aceleração de startups de alunos;
• Criação de espaços inovadores para aprendizagem.

Nosso desafio é avaliar, conceituar e testar novos modelos de educação, buscando apresentar novas formas de ensinar e aprender. O objetivo é criar alternativas para evolução do modelo educacional existente, propondo uma jornada de aprendizagem que faça mais sentido para o estudante e para a sociedade.

Conheça nossos projetos

  • Metodologias Inovadoras

  • Órbita

  • Inteligência Artificial e Chatbots

  • Blockchain

  • Educação Pra Quem

Metodologias Inovadoras

Acolhimento aos alunos recém-chegados à instituição, desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos mais experientes e conexão com o mercado de trabalho. Esses são os três pilares da metodologia desenvolvida pelo Instituto Ânima.

Saiba Mais

Órbita

Conheça a metodologia inspirada no Orbit System, que se tornou um sistema para direcionar esforços e organizar a interação entre as pessoas em prol de um objetivo maior.

Saiba Mais

Inteligência Artificial e Chatbots

A diretoria de Tendências e Pesquisa em Educação está testando aplicação de chatbots e inteligência artificial em processos de ensino aprendizagem.

Saiba Mais

Blockchain

Com base no relatório “Blockchain in Education”, publicado pela União Europeia, o Instituto Ânima já está atuando com projetos de blockchain na educação para registro de portfólio individual de aprendizagem.

Saiba Mais

Educação Pra Quem

Encontro com o apoio de João Souza da ONG Fa.vela, tem o objetivo de discutir educação e periferia com jovens e atores sociais que fazem parte de projetos de cultura e educação nas favelas e aglomerados de Belo Horizonte.

Saiba Mais