Transforme sua formação e conecte-se com o seu futuro.
Inscreva-se

Para quem

Este workshop é direcionado para docentes de instituições públicas e privadas que lecionam no ensino infantil, educação básica, ensino superior e cursos profissionalizantes de qualquer área.
As práticas trabalhadas podem ser adaptadas para aulas presenciais e on-line.

Planejamento de atividades

Carga horária total: 5h

Momento Síncrono 1 – 2h30
26/10 – 14h às 16:30h*

Momento Síncrono 2 – 2h30
9/11 –14h às 16:30h*

*(horário de Brasília)

Vagas

40 vagas por turma

Certificado

Ao se matricular e finalizar as atividades deste curso, você receberá um certificado emitido pelo Instituto Ânima.

Em caso de dúvidas, entre em contato via WhatsApp:
31 98455.7992

Sabemos da importância de possuirmos objetivos de aprendizagem bem estabelecidos e de definirmos instrumentos de coleta de evidências para avaliarmos se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos. Isso tudo é pouco útil se as atividades que desenvolveremos em sala de aula não corroborarem com a consecução dos mesmos. Uma ideia central dessa etapa do planejamento para a compreensão é que as atividades que serão desenvolvidas com os alunos devem ser efetivas e engajadoras. A ideia de engajamento pode levar, inadequadamente, à tentação da realização de atividades que sejam “divertidas” ou somente “mão-na-massa” e que não necessariamente mobilizem os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do processo de compreensão ou da aprendizagem profunda. Portanto, é crucial que todas as atividades propostas engajem os estudantes em um esforço intelectual, centrando-os na aprendizagem dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento das competências cruciais para a superação dos desafios propostos.

O que você vai aprender

Neste workshop você ampliará seus conhecimentos sobre estratégias e ferramentas que auxiliarão na criação de experiencias de aprendizagem que corroboram com o alcance dos objetivos de aprendizagem proposto para sua aula. Aprofundaremos nossas reflexões sobre os seguintes pontos:

  • Aula eficiente e engajadora
  • Metodologias ativas X atividades, e suas consequências para a aprendizagem.
  • Planejar atividades instrucionais especificando o que o/a professor/a fará e o que o grupo de estudantes fará.
  • Conhecer diferentes atividades que possam engajar os/as estudantes intelectualmente em tarefas de domínios cognitivos elevados.

Serão encontros práticos onde refletiremos e discutiremos sobre diversas formas de colocar em prática uma aula que seja engajadora e eficaz.

Mediadores

Alessandra Silva

Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Mestre em Educação Matemática pela UFOP; Especialista em Matemática pela UFMG; Graduada em Matemática pela UFMG; Coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Anima; Docente do PED Brasil Instituto Ânima; Formadora de Formadores da Rede PED Brasil; Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Fernanda Sarmento

Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade FUMEC (2009), mestrado em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2011) e doutorado em Medicina – Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2015). Na Ânima Educação trabalhou na Vice-Presidência Acadêmica com o programa de formação de professores (2017-2018). Atualmente, é líder de formação de professores do Instituto Anima, coordenando o Programa de Especialização Docente (PED Brasil).