Transforme sua formação e conecte-se com o seu futuro.
INSCREVA-SE

Especialização em Educação Infantil Finlandesa

Em parceria exclusiva com a Finland University, o Instituto Ânima, a Universidade São Judas Tadeu e o Centro Universitário de Belo Horizonte ofertam o curso Educação Infantil Finlandesa, ministrado por professores finlandeses aqui no Brasil e com o objetivo de compartilhar um modelo de aprendizagem reconhecido mundialmente.

Datas e horários

Curso híbrido (Aulas presenciais + estudos online)
Carga horária: 360 horas

As datas de inscrições e início das próximas turmas serão divulgadas em breve

Pré-inscrição

O curso será realizado totalmente em inglês. Portanto, é pré-requisito a fluência no idioma. Além disso, é necessário ter um diploma de graduação. Os interessados devem preencher o formulário de pré-inscrição para que a nossa equipe entre em contato.

Equipe

Päivi Kupila
Doutora e Professora Universitária
Faculdade de Educação e Cultura
Universidade de Tampere-FI, Finlândia

Leonardo Drummond Vilaça
Líder de Projetos Internacionais
Instituto Ânima

O curso

Durante a pós-graduação em Educação Infantil Finlandesa, os participantes aprofundarão seus conhecimentos teóricos referentes à pedagogia infantil finlandesas, bem como às práticas de educação e cuidados da primeira infância (ECPI), em quatro módulos de estudo. Os módulos se baseiam em pesquisas realizadas na Universidade de Tampere (Finlândia) e o corpo docente do curso é formado por pesquisadores de cada uma das áreas. Dessa forma, o conteúdo do curso já foi intensamente pesquisado e experimentado na Finlândia.

Público-alvo

O curso é voltado aos pedagogos, gestores e profissionais da educação infantil e oferece a possibilidade de continuar a desenvolver os seus conhecimentos em educação na primeira infância e de concentrar-se em temas amplamente estudados na Universidade de Tampere. Os módulos do curso incluem elementos cuidadosamente escolhidos, com conceitos atuais no campo da educação infantil e, ao mesmo tempo, facilmente aplicáveis aos contextos reais e cotidianos de trabalho dos participantes.

Diferenciais

  • Modelo de educação considerado referência mundial.
  • Dupla certificação: certificação internacional pela Universidade de Tampere (Finlândia), referente às 270 horas de módulos cursados com professoras finlandesas. e certificado de pós-graduação lato sensu pela USJT.

O certificado finlandês pode ser aceito e convertido em carga horária cursada (créditos) em vários cursos da União Europeia, especialmente da Finlândia. 

Principais temas abordados:

  • Pedagogia da primeira infância;
  • A brincadeira enquanto fenômeno cultural;
  • A identidade profissional do professor de educação infantil;
  • As funções das instituições educacionais.
Mais Informações

Estrutura do curso

Os participantes se familiarizam com os processos que moldam a infância, as famílias e a sociedade, bem como com a vida cotidiana das crianças (incluindo a cultura midiática infantil). O curso será focado especialmente em políticas infantis e familiares como questões sociais gerais, e nas formas como as crianças pequenas participam e contribuem para a sociedade.

A brincadeira será estudada como um fenômeno cultural, de desenvolvimento e pedagógico, e como um lugar político. Os participantes vão se familiarizar com diferentes teorias e ambientes de brincadeiras, bem como a aprendizagem narrativa e a observação, planejamento e orientação de brincadeiras e agência infantil e equidade.

Os participantes vão estudar os pontos de partida históricos e teóricos, conceitos básicos e objetivos da pedagogia da primeira infância, incluindo os diferentes níveis dos currículos e abordagens pedagógicas. Os participantes vão se familiarizar com os currículos e aprender a desenvolver, implementar e avaliar os planos pedagógicos.

Os participantes vão estudar a interação e cooperação multiprofissionais. Também serão estudadas as funções das instituições educacionais, especialmente do ponto de vista da cooperação entre profissionais, das relações com as famílias e do bem-estar e aprendizagem da criança. Os participantes vão estudar a formação da interação profissional e expertise profissional necessária em comunidades de trabalho intersetoriais.