Transforme sua formação e conecte-se com o seu futuro.
MATRICULE-SE

DO PRESENCIAL AO ON-LINE: ESTRATÉGIAS PARA MUDANÇA DE MODALIDADE

Este curso tem como objetivo auxiliar docentes na adaptação de estratégias usadas nas aulas presenciais para modelos com experiências de ensino e aprendizagem on-line. Você vai aprender como usar materiais didáticos em áudio e vídeo, como promover a colaboração entre os estudantes em ambientes on-line, além de estratégias de avaliação em ambiente digital.

Para quem

Este curso é direcionado para docentes de instituições públicas ou privadas que lecionam no ensino infantil, educação básica, ensino superior e cursos profissionalizantes de qualquer área. Todas as práticas trabalhadas são focadas no ambiente on-line, portanto os estudantes precisam ter acesso a dispositivos digitais e à internet. Além disso, esse curso não possui foco em educação especial. Em breve, ofertaremos outro curso com essa temática.

Planejamento de atividades

Carga horária total: 12h

Momento Síncrono (4h)
Produção de conteúdo digital como material didáticos.

Módulo 2 (5h)
Avaliação da aprendizagem em aulas on-line.

Módulo 3 (3h)
A colaboração como um processo.

Investimento

R$250,00
com 100% de desconto por tempo limitado

Certificado

Ao se matricular e finalizar as atividades deste curso, você receberá um certificado emitido pelo Instituto Ânima.

O que você vai aprender

  • Utilizar e produzir materiais didáticos em áudio e vídeo, como videoaulas e podcasts.
  • Organizar e participar de interações por videoconferência.
  • Conectar a avaliação da aprendizagem dos alunos aos objetivos de
    aprendizagem no plano de aula da modalidade on-line.
  • Planejar avaliações para o ambiente on-line que lhe ofereçam informações para tomada de decisão com o objetivo de promover maior
    aprendizagem dos estudantes.
  • Inter-relacionar 3 fatores na gestão da aprendizagem on-line: colaboração, interação e aprendizagem.

Conteúdo Programático

Como utilizar e criar materiais didáticos em áudio e vídeo na aprendizagem on-line.

Como avaliar a aprendizagem em ambiente virtual.

Como promover a colaboração entre os estudantes e aulas on-line.

Mediadores

Leonardo Drummond

Possui certificações em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). É Líder de Formação de Professores do Instituto Ânima. Entusiasta do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e de Tecnologias Educacionais, leciona nos cursos de Pedagogia e Tecnologia da Informação nos Centros Universitários UNA e UniBH. Atuou como líder de Inovação Acadêmica do Grupo Ânima Educação. Graduado em Comunicação Social pela PUC Minas, é mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG.

Alessandra Pereira

Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Mestre em Educação Matemática pela UFOP; Especialista em Matemática pela UFMG; Graduada em Matemática pela UFMG; Coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Anima; Docente do PED Brasil Instituto Ânima; Formadora de Formadores da Rede PED Brasil; Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Fernanda Sarmento

Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade FUMEC (2009), mestrado em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2011) e doutorado em Medicina – Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2015). Na Ânima Educação trabalhou na Vice-Presidência Acadêmica com o programa de formação de professores (2017-2018). Atualmente, é líder de formação de professores do Instituto Anima, coordenando o Programa de Especialização Docente (PED Brasil).

Depoimentos de participantes

Foi o melhor curso de capacitação que já fiz. Espero participar de muitos outros semelhantes.

Andreia Ribeira de

Mendonça Silva

Foi extremamente importante. Amei!

Claudia Cristina Alves

Dos Santos

Todo o curso foi válido, a troca de experiências, e os ensinamentos pelos tutores, muitas dicas legais e coisas novas para aprender.

Gerlânia Bento Queiroz Alves