Saiba como nossos webinars podem ajudar você a adaptar suas aulas para o meio digital.

Faz parte da essência do Instituto Ânima transformar a educação para transformar o Brasil. Nesse caminho de ensino e aprendizagem, desenvolvemos diversas ações de capacitação continuada e aperfeiçoamento aos professores do país.

Diante da pandemia do novo Coronavírus, instituições de ensino de todos os níveis estão enfrentando o desafio de adaptar suas aulas para o meio digital e contornar o isolamento social.

Sabemos que esse processo de transição requer novas metodologias, modelos pedagógicos, estratégias e habilidades. Por isso, estamos disponibilizando webinars para compartilhar nosso conhecimento e ajudar os educadores com suas aulas online.

O que é webinar?


Nesse momento, a internet se tornou um grande centro de educação digital. E nesse tabuleiro de possibilidades, o webinar é um formato eficiente de conteúdo.

O webinar é um seminário online, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico. Diferente das lives, os webinars são eventos educativos planejados, com convidados especialistas e referências em suas áreas de atuação.

Educação em tempos de COVID-19

No dia 2 de abril, realizamos um webinar especial sobre os desafios, as oportunidades e os caminhos da adequação das aulas presenciais para o ambiente digital.

Foram dois encontros, às 14 e às 19h, com convidados especiais que são referência em ensino:

14h:

Luciano Alves Meira

Ph.D. em educação matemática pela University of California at Berkeley (EUA), coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street e co-fundador no Porto Digital (Recife).

Alessandra Silva

Mestre em Educação, especialista formada pelo Centro Lemman da Escola de Educação da Universidade de Stanford e coordenadora do programa de pós-graduação PED Brasil.

Ana Maria Menezes

Líder da área de serviços educacionais na Edtech Kanttum, mestre em Estudos Linguísticos e autora de uma pesquisa sobre formação de professores em ambiente online. Tem trabalhado ativamente com o uso consciente de tecnologias na educação e é líder do grupo de Educadores Google de Uberlândia.

19h:

Luciano Alves Meira

Ph.D. em educação matemática pela University of California at Berkeley (EUA), coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street e co-fundador no Porto Digital (Recife).

Leonardo Drummond

Certificado pela Universidade de Tampere (Finlândia) em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior. É Líder de Formação de Professores do Instituto Ânima. É mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG.

Gostou? Clique e acesse a gravação agora mesmo.

Do presencial ao on-line: estratégias para mudança de modalidade


Discutir estratégias e práticas de adaptação do ensino do presencial para os ambientes virtuais de aprendizagem com foco no educador. Esse foi o objetivo do segundo webinar realizado pelo Instituto, que aconteceu entre os dias 14 e 24 de abril.

A ocasião foi também a aula inaugural de um curso realizado para o Instituto Bei, que visa formar professores de Goiás e Pernambuco.

Confira os convidados que participaram:

Leonardo Drummond

Certificado pela Universidade de Tampere (Finlândia) em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior. É Líder de Formação de Professores do Instituto Ânima. É mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG

Alessandra Pereira

Docente do PED Brasil Instituto Ânima; Docente do centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Mestre em Educação Matemática pela UFOP; Especialista em Matemática pela UFMG; Graduada em Matemática pela UFMG; Coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Anima.

Fernanda Sarmento Fagundes Netto

Formada pelo PED Brasil (Stanford), biomédica pelo FUMEC (2009), mestre e doutora em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Atualmente, é líder de formação de professores do Instituto Ânima e coordenadora do Programa de Especialização Docente da Universidade de Stanford.

E você pode acessar esse conteúdo exclusivo, de onde você estiver. Clique e aproveite.

Práticas para trabalhos em grupo em aulas on-line


Nosso terceiro webinar foi sobre as condições e desafios da implementação do trabalho em grupo em um ambiente online. Conversamos sobre ensino híbrido e práticas inovadoras para aulas online com convidados especiais, entre eles o pesquisador José Moran Sarmento Fagundes Netto.

O evento ocorreu no dia 23 de abril, às 14h, e contou com a presença de:

José Moran Sarmento Fagundes Netto

Pesquisador, professor e mentor de projetos de transformação da educação básica e superior. Foi professor de Novas Tecnologias na USP e um dos fundadores em 1989 da Escola do Futuro, Projeto de Pesquisa da USP. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. É autor de diversos livros, como: A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. (Papirus)

Fernanda Sarmento Fagundes Netto

Formada pelo PED Brasil (Stanford), biomédica pelo FUMEC (2009), mestre e doutora em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Atualmente, é líder de formação de professores do Instituto Ânima e coordenadora do Programa de Especialização Docente da Universidade de Stanford.

Osvaldo José do Amaral Ferreira


Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Bandeirante de São PauloB, especialista em Ensino da Matemática – PED Brasil pela Universidade São Judas Tadeu, cursando especialização em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Licenciado em Matemática e Habilitado em Física pela Universidade Brasil. Funcionário público e professor titular da rede pública estadual. Professor Mentor Instituto Ânima PED – SME/SP. Professor de Ensino Médio e Técnico pelo Centro Paula Souza.

Acesse agora mesmo esse conteúdo, em nosso YouTube.

E tem mais! Nosso próximo webinar será sobre as melhores práticas e metodologias de avaliação em aulas online.

Mais do que nunca, é tempo de aprimorar e aperfeiçoar o seu conhecimento para otimizar suas aulas online e garantir a qualidade de ensino para seus alunos.

Cadastre-se para receber mais informações sobre nossos próximos webinars!

#JuntosVamosVencer